Um pouco mais do norte da Holanda. (06/07/10)

Hoje saimos cedo do hotel, e fomos visitar a central da Alta aqui na Holanda. Entramos no carro, calibramos o nosso portuga (GPS) e pé na estrada. A central fica há cerca de 20 km de Groningem, mas pelas estreitas estradas daqui levamos quase quarenta minutos para chegar. As estradas locais são bem pavimentadas e ficam expremidas entre os campos, canais, as ruas dos vilarejos, com limite de velocidade baixissimo e claro, as ciclovias, até acho que as bicicletas daqui são como os Mogwais (aqueles bichinhos que se transformam em Gremlins, no filme), se tomarem chuva se multiplicam, e por aqui chove muito e por onde a gente olha lá estão elas, "triiiiiim, triiiiiiim". Os vilarejos são outra caracteristica desse país um atrás do outro, nesse pequeno trecho até a central, passamos por uns 6 ou 7. Chegamos a central, conhecemos o laboratório o sistema de coleta e congelamento do sêmen por aqui. Tudo muito semelhante ao nosso, embora os requisitos sanitários deles sejam rigorosíssimos. Não pudemos entrar nas instalações dos touros, pois tivemos contato com outros ruminantes essa semana, por isso não é permitido entrar nas baias. Tratamos dos nossos negócios com o pessoal daqui, que foram muito receptivos e prestativos com a gente. Quando chegamos lá eles nos informaram que haviam agendado outra visita em uma fazenda que cria ovelhas leiteiras da raça East Frisian, na provincia de Friesland. No caminho novamente a paisagem se repete, vias estreitas e pequenos vilarejos ao longo do trajeto, com suas simpáticas casas com jardins invariávelmente bem cuidados. Almoçamos em um deles, Weidon, um almoço ótimo, com a carne mais macia de toda a viajem. Chegamos na propriedade fomos recebidos pelos proprietários, muito simpáticos e com dificuldade extrema de falar inglês, nessa região eles falam o Frisio, outra língua totalmente diferente do holandês. Mas ele se preocupou inclusive providenciar uma interprete. Vimos os animais, que me surpreenderam pela qualidade. A pequena fazenda, é um hobby para os proprietários, que já devem estar com seus mais de 70 anos curtindo sua aposentadoria trabalhando por hobby. Na propriedade eles tem ovelhas, poneis e cavalos frisios, belíssimos. Os filhos trabalham na fazenda de produção de leite de vacas a 30 km dali. Ao final da visita, pé na estrada, mais 45km até Groningem, nos contorcendo entre as vias e vielas. Ao chegarmos na cidade, bem cansados, fomos a uma casa de queijo muito tradicionais e comuns por aqui. Lá pudemos provar diversos tipos de queijos de todas as formas, temperos e tipos. Estimamos que ali houvesse mais de 300 tipos de queijos de diversos países.
Karina em frente a central da Holanda

Vacas holandesas no campo, paisagem muito comum nessa época.

Wirsum, um dos muitos vilarejos pelo caminho.

As casas e seus jardins impecáveis.

Avaliando os reprodutores East Frisian

Reprodutores East Frisian

Karina, atravessando um canal, aqui eles servem como divisão dos pastos.

Observando as fêmeas da fazenda.

Ovelhas leiteiras East Frisian

Duas belíssimas éguas Frisias

As pitorescas estradas do caminho de volta.

Jardim florido pelo interior afora.

Belos vilarejos, um sossego enorme.

Fim da jornada, queijinho.