Trabalhando em Poitiers e de volta a Paris.

Estamos em Poitiers no maciço central francês. Cidade que foi cenário de importantes batalhas em guerras da antiguidade. Em 19 de setembro de 1356, durante a guerra dos cem anos, foi palco da batalha de Poitiers. Antes em 732 dC, foi ali que Charles Martel expulsou os mouros do território frances. Mas não vimos quase nada da cidade, ali o destino era mesmo trabalho. Visitamos uma central e duas fazendas. Que vou colocar as fotos mas não vou entrar em detalhes. Acho que o unico fato interessante de ser postado nesse blog é que no fator desenvolvimento de caprinocultura os franceses estão anos, na nossa frente. No caminho de volta da fazenda paramos em um mirante em Chauvigny, uma cidadela do lado de Poitiers. Ali há um morro em que se vê 5 castelos medievais, paramos por alguns minutos para contemplar a beleza dessas obras humanas.
Hoje o dia amanheceu muito frio em Poitiers, acredito que estava proximo dos 3ºC. Pela manhã fomos aos nossos compromissos profissionais, que foram muito bem sucedidos. Mas uma vez os efeitos da greve geral mexendo em nossos planos. Pegariamos o trem de volta para Paris as 16h, mas na hora do almoço fomos a estação para ver se poderiamos adiantar a passagem, pois nossos compromissos já haviam acabado. Entramos na estação quando fomos trocar os bilhetes, nariz na porta. Fecharam bem na nosso vez. O que está acontecendo? É a greve, respondeu nosso sicerone. Bem esperamos então mais um pouco para trocar a passagem. Resolvemos almoçar por ali mesmo. Sentamos a mesa de repente se escuta gritos de grupos, como se gritaram palavras de ordem, embora não estivessemos entendendo. A policia já estava na porta da estação, os garçons correram fechar as portas do restaurante. E chegaram os manifestantes se instalaram em frente a estação da cidade. A essa altura já sabiamos que o trem que iriamos estava suspenso e nossa oportunidade seria trocar a passagem para ir mais cedo. Enquanto almoçavamos a multidão fazia sua arruaça, mas derrepente todos se foram. A situação da greve por aqui não está fácil. Eles estão muito organizados, quando dizem que vão parar, param. Saimos do restaurante tudo já estava mais tranquilo, não trocamos a passagem, mas como nosso trem estava cancelado, resolvemos entrar no anterior mesmo. E o
fizemos. Fomos viajando a mais de 300km/h e rapidamente estavamos de novo em Paris.
Chegamos no meio da tarde e precisavamos aproveitar a fria tarde de Sol. Pegamos nossas já usuais bicletas e decidirmos ir até a Sacre Cour. No caminho passamos pelo Sena, museu do Louvre, Opera Garnier, Galarias Lafayete e outros pontos belissimos da cidade. Quando chegamos a Montmatre, nos pés da igreja, deixamos nossas bicicletas no ponto e fomos andar a pé pelo bairro. Ao subir as escadarias rumo a igreja em estilo bizantino (Veja post da Igreja), uma multidaõ parada sentada contemplando a vista, muitos artistas de rua, fazendo sua música e tentando animar os turistas. Depois de um tempo sentado nas escadarias, fomos passear pelo bairro, saindo pela esquerda da igreja. Logo ali há um reduto de artistas a praça do tertre, ali é o reduto de artistas, há um espaço Salvador Dali, onde os artistas se sentam e fazem sua arte a vista de todos, inclusive há muitos que desenham retratos das pessoas, na hora e com maestria. A praça é muito charmosa, parece que a gente se isola da agitação do centro de Paris, ali não passa carro, as pessoas andam descompromissadas, sem pressa e os artistas se inspiram para executar sua nobre arte. A praça do Tertre, também foi endereço de Pablo Picasso. O dia já se foi em Paris, hora de jantar e tomar um vinho para combater o dia mais frio que enfrentamos nessa jornada européia e voltar para o hotel descansar.
Fazenda des Maras, nossa primeira visita
As cabras estabuladas 100% produção de queijos.

Cabritas curiosas.
Cabritas brincalhonas com a Karina.

Partindo da Fazenda.

Morro dos castelos medievais em Chauvigny.

Chauvigny

Karina, aproveitou a parada e pegou um figo no pé.

Cabras posando para foto

Karina em frente a recria de novilhas.

De volta a Paris, Sacre Coeur

Pausa para um descanso nas escadas da Sacre Coeur

Karina contemplando os artistas da Praça du Tertre.

Ruelas de Montmatre

Cervejinha para relaxar em Montmartre
Fim do dia, todo mundo merece descanso.