Andando pelo norte dos países baixos. (05/10/10)

Estamos no Norte dos países baixos, mais 40 km chegamos ao temido mar do norte, aquele da pesca mortal. Saímos cedo e começamos nossa programação no escritório da Alta em Feerwerd. Para chegar de Groningen até lá percorremos alguns kilometros de estradas estreitas cercadas por canais dos dois lados. Nas fazendas holandesas os canais são muito comuns para abastecer a fazenda e separar os piquetes. O visual continua extremamente aprazivel, um clima de interior, a tranquilidade das pequenas cidades. No caminho de 16 km até o escritório cruzamos varios vilarejos, estimo eu que a média deve ser de 500 habitantes. Cheguei a medir, tiveram dois vilarejos, que a distancia entre eles foi de 800 metros, separados por um piquete. Muitos animais que nessa época podem ficar soltos. Saimos do escritório da Alta, rumo a Winsum, uma pequena que parece que parou no inicio do século passado. Ruas estreitas, casas bem pintadas, com jardins bem cuidados. Extremamente convidativa, por sugestão do pessoal da Alta fomos ali para almoçar, era caminho da próxima fazenda. Tinhamos tempo e fomos dar uma volta a pé pela cidade. Já era quase hora do almoço e a cidade estava em silêncio. Os lugares cada vez mais acolhedores, dá vontade de não sair mais de lá e curtir essa paz para sempre. Ao meio dia os sinos da torre da igreja entoam uma música, que fica tocando por alguns minutos e se houve por toda a cidade. Seguimos para a fazenda dos Vallenga. Ao indicar o caminho pro nosso portuga (GPS), ele não encontrou, devia ser a hora da siesta dele. Mas coloquei só o nome da cidade e fomos embora, chegamos na cidade, fui pelas informações que tinha, entrei por uma estrada enlamaçada, e pronto não sabia mais para onde ia. Quando nos vimos naquela situação, já tinhamos a certeza que iriamos nos atrasar para o encontro. Pedi informação para uma senhora que estava na estrada com de bicicleta (aliás, não foi só Amsterdam que elas invadiram, foi o país inteiro), ao pedir a informação em inglês, vi a senhora atônita por não conseguir me ajudar naquela lingua. E quando já estava quase saindo, para me informar em outro lugar, Aí sim!!! Fomos surpreendidos, novamente!! Diria Tiago Leifert.  A senhora arranhando o inglês me disse: "Espere um minuto, vou pegar meu carro e te levo até lá. Não conseguirei te explicar em inglês. E a atenciosa senhora me conduziu até a porta da fazenda. Chegamos lá, o proprietário Sake Valenga e seu filho Jelmer Valenga, ambos vestidos em trajes de trabalho, com macacões e botas, nos receberão com a tradicional desconfiança. Conversamos por instantes, e fomos ver os animais. O Sr. Valenga, que não fala muito bem o inglês, me contou sobre seu criatório, nos mostrou suas melhores matrizes, nos contou sobre seus diversos títulos de campeões nacinais por essas bandas, era notório o orgulho e o amor que sentia por seus animais. Na propriedade eles também produzem leite tirado de suas vacas holandesas, a principal atividade. Ele nos confessou sua paixão pelos ovinos, dizendo que cria pelo amor ao Texel e pelos amigos que fez com criadores de diversos lugares diferentes, como Bélgica, Suiça, Alemanha e Dinamarca. Encerramos nossa visita e voltamos a Groningen. Era final da tarde, deixamos o carro no hotel e fomos dar uma volta a pé para conhecer a cidade. Ao chegar a praça principal, uma feira livre que vendia principalmente roupas de frio, o inverno tá chegando por essas bandas. Ao atravessar a praça, lá estavam a barracas de comidas. Primeiro compramos um sorvete no Autralian, uma sorveteria famosa por aqui, que fica bem em frente a praça. Ah! A temperatura nessa hora estava convidativa para um sorvete 17ºC. E agora, sim barracas de queijos, carnes, peixes, frutos do mar, etc. Para finalizar o dia em grande estilo. Voltamos ao hotel e saimos para jantar em um restaurante muitissimo agradável, na rua do hotel.

Paisagem da estrada logo pela manhã.

Campos de feno, se preparando para o inverno.

Karina em frente a um dos jardins de Winsum.

As simpáticas ruas de Winsum

Minha flor e outras flores.

Os famosos moinhos holandeses estão presentes.

O rio Winsumer.

Analisando os animais dos Valenga.

Principal reprodutor da fazenda.

As matrizes do rebanho.

Karina em uma banca de flores na feira de Groningen.