0

Rumo a Miami, mas antes uma passadinha pelo mundo da lua.

Chegou ao fim nossa estadia nas terras do Mickey, mesmo sem irmos a casa do anfitrião famoso foi ótima a visita. Seguimos então para Miami, mas antes uma passadinha pelo mundo da lua. Fomos ao Kennedy Space Center (KSC), em Cabo Canaveral, localizado entre Miami e Jacksonville,  levamos uma hora para chegar de carro até lá.
Na Florida predomina uma paisagem pantanosa, que nos acompanhou até o nosso destino. O KNS fica em uma área de reserva ambiental, portanto com abundante vida selvagem. Poucos metros antes do portão do parque, tem um corrego paralelo a estrada, quando vi falei para a Karina: _Fica esperta que daqui a pouco você vê um aligator. Dois segundos depois ela grita: _Vi um, vi um, tá ali ó. Para o carro! Não acreditei, achei que ela tava tirando uma da minha cara. Aí eu disse: _ Ah tá no próximo eu paro, tá bom. E poucos metros depois lá estava. Parei ela desceu correndo para fotografá-lo. Entramos no parque e depois ficamos sabendo que naquela reserva há mais de 5000 aligatores catalogados e controlados. Os aligatores são da mesma familia do jacaré, que ocorrem na América do Sul.
Entramos no complexo do KSC Visitors é lá que vão os turistas para conhecer, e foi lá que começamos nosso passeio. Compramos ingresso que custa US$ 43,00 por pessoa, com direito a um tour pelo complexo de lançamento (explico isso daqui a pouco). Na entrada recebemos um mapa com as coordenadas e a programação das atividades diárias. Primeiro fomos para o encontro com o astronauta. É uma mini palestra de uma astronauta, sobre sua vida profissional. Assistimos Wendy Lawrence, que foi a primeira mulher formada pela US Naval Academy a ir para o espaço, também foi a engenheira especialista na missão STS 114 a primeira após o desastre com a nave Columbia, que explodiu na reentrada na atmosfera em 2003, claro que isso ela não falou na palestra, as falhas são muito bem escondidos por aqui. Depois do encontro, fomos dar uma volta no Rocket Garden, que é um jardim onde ficam expostos algums foguetes e objetos de missões importantes, lá se pode caminhar pela passarela de acesso da Apollo 11 que levou o primeiro homem a lua, pode ver o foguete que deu propulsão para o primeiro satelite de comunicação, entre outros famosos. Há dois filmes em 3D no cinema IMAX, onde se pode ver a maior tela de 3D do mundo, os filmes são de treinamentos e missões espaciais, filmados pelas propria tripulação. Um conta a história do Telescópio Hubble e o outro da estação espacial internacional. Com imagens belíssimas ambos são atrações imperdíveis do complexo.
A emoção fica por conta do simulador de lançamento de onibus espacial. Neste se cria toda a expectativa para o lançamento da nave, e nós entramos dentro dela para a simulação, com direito a inclinação de 90° e desaceleração com sensação rápida de gravidade 0, a expectativa é maior do que a emoção, mas vale a pena.
Para finalizar o tour pelo Complexo KSC, que dura mais ou menos duas horas. Lembra que eu falei no começo, pois é a outra parte do complexo é a área da NASA propriamente dita. O Centro Espacial John F. Kennedy é o  porto espacial de lançamento de veículos espaciais da NASA. . Ele possui 55km de comprimento e cerca de 10km de largura e lá trabalham cerca de 17 mil pessoas. O acesso é restrito, vamos de ônibus com guia, podemos descer em dois locais, no primeiro uma plataforma de observação que de longe vemos o Pad 39 de onde são lançados os ônibus espaciais. Devido ao fato de grande parte do KSC ter limites para seu desenvolvimento, o local também serve como um santuário ecológico, possuindo apenas 9% de seu terreno desenvolvido. Por isso os guias sempre estão atentos para os animais, além dos aligatores que vimos antes de entrarmos e dentro do complexo, ainda conseguimos ver um Manatee (parente do peixe-boi) e um casal de Águias Americanas em um ninho perto da estrada.  A segunda parada é no complexo Apollo, neste local conta-se a história das missões Apollo, na época da corrida espacial, onde os russos lançaram o primeiro foguete tripulado para o espaço e John Kennedy então presidente disse que o objetivo dos EUA era fazer o homem andar na lua antes de 1970, e isso ocorreu em 1968. Nesse complexo dá para ouvir e ver as conversas do lançamento da missão Apollo 8 que deu propulsão para o homem pisar na lua e muitos objetos dessa conquista. Caminhamos por baixo do foguete e da nave. Vimos o Jeep Lunar e outros objetos como roupas e pedras retiradas de nosso satélite, sem duvida é a melhor parte do passeio.
O que mais impressiona no parque é o sentimento de nacionalismo que move o programa espacial americano, sempre com muitos simbolos nacionais envolvidos e muitas colocações patrioticas sobre a importancia desse programa para a humanidade.
O passeio é muito bacana e vale a pena conhecer essa parte da história, apesar de todo lugar que a gente entra está tocando uma musiquinha a lá Odisseia no Espaço.

Tchau, tchau Orlando

Wally, o Alligator. Recepção selvagem em Cabo Canaveral.
Karina e Bento chegando no mundo da lua.
Foguete da missão Apollo 8

NASA
Pronto para o lançamento...3, 2, 1!
Encontro com a Astronauta Wendi Lawrence.
Rocket Garden
Meus dois amores no Rocket Garnden.

Pavilhão das missões Apollo, em frente ao compartimento dos astronautas.
NASA
O famoso Pad 39

Centro de controle de lançamentos e montagem de equipamentos.

Propulsores da Apollo 8.
Será que o Bento, vai ser Astronauta?




0 comentários:

Postar um comentário