4

Voyage a la Tour Eiffel... (28/09/10)

Pessoal

Estou atrasado com nossos seguidores, mas ontem fiquei resfriado e não consegui escrever, precisei dormir, mas nem por isso nosso dia foi ruim muuuuuuuuito pelo contrário. Vou contar o de ontem, hoje e o de hoje, hoje mesmo.
Saimos bem cedo do hotel tomamos nosso habitual café da manhã na brasserie próxima ao hotel. Fomos de metrô, rumo ao monumento mais fotografado e um dos mais famosos do mundo. Ao sairmos da estação já dava para ter noção do que veriamos por cima dos prédios do outro lado da rua já era visível a ponta da estrutura. Passamos por uma praça com muitas árvores em que a visão da torre não era muito nítida, mas ao final do parque, eis que surge a Torre Eiffel. Criada pelo engenheiro Gustave Eiffel para a exposição universal de 1900 como arco de entrada do evento, se tornou um dos monumentos mais famosos do mundo e o mais visitado monumento, que cobra ingresso, do planeta. Seus 324 metros as tornaram o edificio mais alto do mundo até 1930 e até hoje é o edificio mais alto de Paris. Depois da admiração inicial compramos os bilhetes e subimos, até o topo das 10.000 toneladas de aço que dá dorma a torre. Lá de cima a vista da cidade luz hipnotizante, vê-se praticamente toda a cidade, seus monumentos, palácios, ruas, pontes, enfim. Diante dessas obras eu fico pensando que como a mais de 100 anos alguém, com a pouquissima tecnologia disponível na época, conseguiu construir algo tão impressionante. Descemos a torre e seguimos pelo campo de marte até ao museu da guerra. No caminho encontramos uma feira livre com frutas, queijos, etc... Claro, compramos queijos, frutas e .... vinho e fomos fazer nosso pic nic em frente aos museu dos invalidos (Invalides). Fizemos nossa refeição e entramos no museu da guerra, lá dentro outras viagens pelo tempo. Artefatos de guerra, armas das mais rudimentares lanças e adagas até a bomba nuclear estão lá dentro expostas. Vale muito a pena conhecer, embora esse seja um lado muito triste da humanidade, mas fez parte da formação da sociedade moderna. Dentro dos Invalides, há uma igreja onde se encontra o túmulo de Napoleão Bonaparte, um dos maiores orgulhos franceses, a exuberância do local, mostra a admiração desse povo pelo imperador.
Logo depois seguimos para o Museu do Pompidou, um choque de modernidade dentro de uma cidade onde o belo se retrata na antiguidade. O museu também serviu como parte de um plano de revitalização de um bairro central pobre da cidade. Infelizmente não pudemos entrar, pois na terça o museu, não estava aberto a visitação. Para que não perdessemos tempo, seguimos para a Catedral de Notre Dame, de estilo gótico a riqueza de detalhes em sua fachada já impressiona. Ao adentrar no templo religioso um sentimento de reflexão tomou conta de todos nitidamente, sua construção, seus vitrais, a intensidade de luz interna e a riqueza nos detalhes, inspiram momentos de agradecimento e de oração. Realmente um dos pontos mais belos de Paris, o cenário da paixão de Quasímodo, o corcunda,  pela cigana Esmeralda, na obra de Vitor Hugo. Ainda colocamos todos juntos os pés no marco zero da cidade bem em frente a igreja.
Continuamos fomos desfrutar das ruas do Bairro do Marais, ficamos por alguns momentos na praça dos Vosges a  mais antiga da cidade para relaxarmos um pouco. Logo depois tomamos um taxi até a ponte da Almas para tomar o Bateau-Mouche, e navegarmos pelas águas do rio Sena, já no inicio da noite e ver a cidade toda iluminada. Um passeio indescritivel, passar por muitos pontos onde já haviamos visto e admira-los por outro vertice de dentro do rio, com uma iluminação peculiar aos monumentos da cidade. 
Jantamos em um restaurante proximo a ponte das almas, onde mais uma vez comemos escargot e pela primeira vez na França experimentamos o cordeiro do país. Eu e a Karina pedimos o mesmo prato e sinceramente estava sensacional. Um dia cheio, que nos deixou fisicamente exaustos, mais certamente nos contemplou com traços marcantes da cultura européia.
Le Tour Eiffel
Lígia, Karina e Gabriela, no segundo andar da Torre Eiffel

Eu e a Karina no topo da Torre,
Banca de queijos na feira livre, compras para o pic nic.


                                             
                                            Hora do almoço em frente aos Invalides.

Museu do Pompidou, um toque contemporêneo em Paris.
Catedral de Notre Dame, estilo gótico.

Entardecer na cidade Luz.



Marco Zero da cidade, voltaremos todos juntos a Paris!!!!
Praça Vosges, uma das inspirações de Victor Hugo
Torre Eiffel a noite, vista do Bateaux Mouches.
 
 Karina na Ponte das Almas.


 

4 comentários:

Unknown disse...

Oi turma!estou aqui curtindo tudo ,morrendo de vontade de estar aí.Que dia bem aproveitado.
Beijos,saudades.

Edinho e Karina disse...

Oi mãeeeee!!!Realmente foi um dia super bem aproveitado, estamos maravilhados com tudo.
Beijos e muitas saudades

Dedi disse...

Oi Karina!Boa tarde!Você está uma gata de boina!O passeio deve estar maravilhoso!Bjs da Tia Dédi

Edinho e Karina disse...

Oi tia Dedi, obrigada!!!Realmente esta maravilhosoooo!!!
Bjssss e saudades

Postar um comentário