Viagem no túnel do tempo....(27/09/10)

Hoje mais um dia para não se esquecer de Paris. Acordamos bem cedo para os padrões da Europa. 8 e meia, todo mundo na rua, quer dizer nós. Ruas quase desertas lojas fechadas, apenas as padarias e os cafés abertos, tomamos o café em uma das que se encontravam abertas nesse horário. Seguimos rua abaixo, até o Rio Sena, mesmo trajeto do primeiro passeio de reconhecimento, mas hoje o destino era certo. Museu do Louvre. Adentramos a Pça do Louvre pela lateral assim como no primeiro dia, mas hoje era diferente iriamos enfim entrar no museu, o que não tive a oportunidade da outra vez que estive aqui, há 20 anos. Pra variar fila na entrada, mas nada disanimadora, muito rápida e de repente estavamos dentro da grande piramide. Descemos as escadas, compramos os ingressos e agora sim aptos a contemplar o maior acervo de obras de arte do planeta. Ao entrar na primeira galeria, confesso fiquei meio perdido, queria ver tudo, os detalhes desde a primeira peça, me senti contrariado de não poder ver tudo, pois segundo os guias daqui, se você parar por 5 segundos diante de cada hora precisaria de 30 dias ininterruptos de visitação, realmente impossível. Demoramos um pouco até nos encontrarmos, Leandro com audio guia, Lígia com guia Folha Paris e todos loucos para ver as obras mais famosas. Subimos para as esculturas da Grécia, vimos a Venus de Milo, Victoria Alada da Samotracia, representações de deuses, pensadores, filosofos, etc.... Mas o que gerava ansiedade mesmo era chegar a ala das pinturas italianas e ver a tão falado La Gioconda, entramos pelas galerias com centenas de quadros pendurados no corredor principal e mal passavamos os olhos por eles queriamos logo chegar a obra prima de Leonardo da Vinci. Adentramos a tão esperada sala, e nem nos surpreendemos com a quantidade de gente observando, querendo chegar perto ou tirar uma foto da tela. Ao mira-la pela primeira vez surgiu a inquietude de se aproximar, queria perceber seus detalhes, seus segredos ou quem sabe desvendar seus mistérios que já até inspiraram best sellers. Fui entrando no meio da multidão e pronto lá estava eu, cara a cara com ela, olhando fixamente atravez do vidro blindado que a proteje há cerca de 4 metros de distância, o mais proximo que podemos chegar. O fascínio pela obra é tão grande que quase passa despercebida o quadro das Bodas de Caná, com seus suntuosos 9,94mX6,77 (maior quadro do acervo), diante dos 77cm x 53cm da Monalisa. Seguimos o passeio já satisfeitos atrás de outras obras, aí vimos os escravos de Michelangelo, o voo de Mercúrio, o código de Hamurabi, os aposentos de Napoleão III, a Esfinge, não menos enigmática que a Monalisa, enfim uma infinidade de obras que não dá vontade de sair de lá, e nem parar de escrever para contar. Uma viagem indescritivel que começa antes de cristo até os tempos mais modernos e refletindo isso ao sair pela face Norte da Grande Piramide defronte a piramide invertida estão instaladas duas lojas que são simbolos dos nossos tempos a Apple e a Virgim, um choque entre passado e presente que não poderia ocorrer em outro lugar.
Saimos do Louvre e aí fomos a caminhar pelas ruas da cidade para contemplar a Operá de Paris, nesse trajeto encontramos um supermercado e aí...fomos as compras: Baguetes, queijos dos mais diferentes tipos e claro para espantar o frio, um bom vinho francês. Sentamos nos portões da Operá, e ali mesmo fizemos nosso pic-nic, mas francês imposível.
Depois de nosso almoço nas escadarias da Operá admiramos por mais alguns minutos o estilo neobarroco do prédio monumental e seguimos nosso caminho, fomos as famosas Galerias Lafayette. Andamos por lá todas as marcas, griffes da França e de todo o mundo. Um parenteses na história para o consumismo do mundo atual.  O interessante dessa visita é que desde que desembarcamos no velho continente, um espirito europeu tomou conta da Karina, tá usando boina de italiana e tudo e varias pessoas já nos perguntaram se ela era da terra da pizza. Hoje ela adquiriu sua segunda boina em três dias, mas o melhor de isso tudo é que em horas na galeria foi a única coisa que ela comprou.
Aí nos separamos do grupo e  saimos enquanto os outros terminavam suas compras, fomos ver o entardecer caminhando nos jardins da Touleries e nas margens do rio Sena.
Após o passeio descobrimos que Paris já está pequena para nós, no lugar marcado para o encontro chegamos nós e João e Gabi, que vieram de outro sentido no mesmo momento, já tá tudo dominado por aqui e logo depois chegaram Lígia e Leandro.
Nosso ultimo passeio seria o Bateau Mouche pelo rio Sena, para ver a capital do mundo pelos olhos da noite, mas o cansaço nos abateu e deixamos o passeio para outro dia.
Voltamos ao hotel e eu e a Karina fomos jantar, hoje nosso roteiro gastronomico incluiu mexilhões frescos belgas, simplesmente divinos, do restaurante Lyon de Bruxelas.
Eu e Karina em frente a piramide do Louvre.

As três mosqueteiras Gabriela, Karina e Lígia no Louvre.
Mais uma vez, ........fila!

A Vênus de Milo (Artista desconhecido)

La Gioconda (Leonardo da Vinci)

Multidão enfeitiçada pela Monalisa.

Fachada da Opera de Paris
Pic nic na Operá.

Olhem porque o João Paulo sai pouco nas fotos (aliás amanhã, eu juro que posto umas fotos da máquina dele).
 Entardecer nos jardins das Touleries com vista para a Place de la Concordie, Champs Elisees e Arco do Triunfo.

Karina descansando nos jardins da Touleries

Entardecer as margens do Sena, cenário magnífico.
Aqui já são 1 da manhã e vamos descansar porque amanhã tem muito mais.